É no mínimo engraçado que grande parte dos empresários tenham uma visão semelhante e questionem de maneira quase unânime os contadores com a frase “Quanto você cobra para fazer a contabilidade? ”, primeiramente devemos entender que existem duas situações diversas a serem consideradas em relação aos serviços contábeis.

Há empresas contábeis que “fazem a contabilidade”, ou pelo menos é isso que falam, no contexto proposto fazer a contabilidade é gerar guias e boletos de mensalidade para os empresários e nada mais.

É fundamental que sejam realizados os DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), bem como Balanço Patrimonial para uma análise tributária empresarial e tomada de decisão pelos gestores.

Para que seja realizado um DRE e um Balanço fidedigno há necessidade de disponibilização de documentos e dados por parte das empresas, também é fato que uma empresa contábil que aceita “contabilizar sem dados ou documentos” não apresentará informações corretas, inviabilizando a tomada de decisões, podendo causar um colapso da empresa.

Inúmeras empresas de contabilidade on-line, ofertam serviços por preços baixíssimos com qualidade duvidosa, mas é um tabu dizer que a reponsabilidade é do cliente que “realiza o lançamento”, mas não tem conhecimento se a sua decisão está correta.

Um simples lançamento incorreto pode parecer singelo em um primeiro momento, mas os efeitos permanecem por anos e são nefastos para as empresas, já que o FISCO é incapaz de aferir se efetivamente foi um simples erro por incapacidade técnica ou se na verdade não seria uma conduta dolosa, ocasionando fiscalizações e em último caso multas elevadíssimas.

Poucos empresários têm o bom senso de avaliar que algumas vezes percentuais pagos às empresas contábeis, que geralmente não ultrapassam um dígito do faturamento, podem ser a diferença entre o sucesso ou fechamento das operações da empresa.

A simples ausência de uma determinada certidão pode gerar grandes transtornos, impedindo inclusive a empresa de tomar crédito quando em momento de dificuldade necessidades.

Realizar o assessoramento contábil é uma necessidade que todo empresário deve ficar atento, pois um gestor que não dispõe de informações confiáveis para tomada de decisão, certamente trará mais prejuízos e jogará com a sorte, não atuando com a expertise empresarial esperada, colocando inclusive em risco a subsistência de seus colaboradores e causando danos ao mercado.

Apenas com informações confiáveis é possível conduzir uma empresa para o crescimento, sendo dever da empresa disponibilizar os dados, mas da contabilidade gerar as informações necessárias para tomada de decisão.

Por esse motivo é importante buscar uma empresa que “faz contabilidade” e presta um serviço de ASSESSORAMENTO COM FOCO NO RESULTADO, permitindo que as empresas em último caso realizem um turnaround através de um trabalho profissional com grande comprometimento no resultado, por isso, pense bem quanto paga e qual resultado recebe.

Sylvio Alkimin

Sylvio Alkimin

Sylvio Alkimin é advogado tributarista e contador com mais de uma década de experiência na área jurídica e contábil, assim como 12 anos de experiência na área comercial e de engenharia.