É fato que há uma grande confusão entre o papel desempenhado pelo DP (Departamento Pessoal) e o departamento de RH (Recursos Humanos), analisar e perceber o papel de cada departamento é fundamental para que prejuízos sejam evitados.

Operacionalmente é o Departamento Pessoal que faz parte burocrática e permite que todas as obrigações mensais exigidas pelo Estado, que não são poucas, sejam cumpridas, evitando que Direitos dos trabalhadores sejam ceifados e lucratividade seja indevidamente consumida com apontamentos incorretos.

Também é através do Departamento Pessoal que importantes dados são gerados para a parte contábil gerar informações que após contabilizadas propiciam o correto direcionamento empresarial por parte do gestor.

Um simples erro como enquadramento sindical incorreto, ocasionará supressão de direitos dos trabalhadores, gerando fiscalização por parte dos órgãos estatais e sindicais, demandas trabalhistas que por sua vez trarão elevadas multas, certidões positivas, impedindo acesso a crédito e poderá trazer o caos para a empresa.

Não se trata apenas de gerar a folha de pagamento, o trabalho desenvolvido pelo Departamento Pessoal é muito mais amplo, pois com o sistema e-Social é inegável que o nível de acuracidade das informações por parte do Estado é gigantesca, assim como as multas que são elevadas e cumulativas.

É através de um trabalho cuidadoso e muitas vezes confundido com mera burocracia que o Departamento Pessoal silenciosamente atua como um agente importante no contexto empresarial, preservando o Direito do Trabalhador, assegurando o pagamento do valor em conformidade com a legislação vigente, evitando o passivo trabalhista decorrente de apontamento indevidos e como não lembrar ações trabalhistas, pois um empregado que recebe seus valores corretamente dificilmente buscará as vias judiciais sob pena de ser condenado diante da nova sistemática imposta pela Reforma trabalhista.

Não basta apenas compreender o papel dos profissionais do Departamento Pessoal, é fundamental permitir que façam seu trabalho com excelência através da entrega de dados confiáveis e afastando a ideia que tais profissionais devem fazer o papel de Recursos Humanos, que como acima dissemos é totalmente diverso.

Podemos concluir que o papel dos profissionais de Recursos Humanos é conferir segurança que todos paguem e recebam corretamente, assim como comprovar ao Estado que Direitos foram mantidos, ou seja, podem ser a diferença entre a existência ou não de um passivo trabalhista.

Sylvio Alkimin

Sylvio Alkimin

Sylvio Alkimin é advogado tributarista e contador com mais de uma década de experiência na área jurídica e contábil, assim como 12 anos de experiência na área comercial e de engenharia.